sábado, 25 de junho de 2011

Banana com chocolate


Não sei o quanto voce gosta de banana mas eu, sou a mais consumidora desta brasileirissima fruta.

O sabor de cada uma é diferente, banana prata, banana maçã, banana da terra, mas , a que mais realmente gosto é a banana nanica, que vamos pensar um pouco, de nanica ela não tem nada.

Meus avós tinham uma fazenda em Juquiá, e em minhas férias escolares, eu sempre ia pra la. Esta cidade de SP, é uma das maiores produtoras de banana do nosso estado, e adivinhem, o que é que o meu avô plantava? Bananas!!!
Eu, muito admirava olhar o pé  de banana "enorme", por que eu era pequenina, e ve,r aquele baita cacho, carregado, de lindas e enormes bananas,  era o mais legal, e mais legal ainda, quando minha avó, fazia bolos e doces, no fogão a lenha, ai... como era legal!!!!

Minha infancia foi realmene uma delicia , fui uma criança amada e querida e brincava muito no grande terreno de terra em volta da casa da vovó. Tenho saudades.

Minha mãmãe fazia muito  este doce que aprendeu com minha avó,  que estou postando pra voces, o antigo doce de bananas, mas eu , depois de um tempo, aprendi que banana com chocolate é uma maravilha. Então, passei a acrescentar o chocolate e ai vai pra voce uma deliciosa forma de comer doce de banana.









Ingredientes

Bananas bem maduras
Açucar
chocolate em pó




MOdo de preparo

A quantidade vai das  bananas que voce tem, daí é só imaginar um tanto de calda pra cobrí-las então penso assim, pra cada 1/2 dúzia de bananas coloco 2 xícaras de açucar.





Coloco o açucar para derreter na panela, e jogo as bananas em cima dele assim que esteja começando a ficar marron, mexer até que comece a criar água e tampar. Sempre olhando pra ver se a água o cobriu formando uma espuma. Mexer e tampar . Esperar secar , mas sempre mexer. Quando estiver com as bananas ebm molinhas acrecentar o chocolate e mexer . Esperar secar mais um pouco e desligar.







Esperar esfriar e servir com creme de leite sem soro, coloque no prato de sobremesa uma colher de doce e uma de creme de leite.



Alias, saiba que , este doce combina com muita coisa, dependendo do seu estilo de servir, ficará chiquetérrimo. Combina com suspiro, coloque o doce em um refratário e coloque o suspiro por cima e leve ao forno. Maravilha.




E otimo para rechear bolos, as crianças adoram , pode tambem colocar em tijelinhas e enfeitar com pau de canela , tudo vai da sua criatividade. 




Aiiiiiiiiii...amo de++++++ rs

Esta é a minha dica de hoje

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Frango agridoce


Meninas, uma receita que adoro fazer e que faz um sucesso danado é FRANGO AGRIDOCE.

Eu estava em uma época dificil que passamos em casa, e, confesso que , confeccionar pratos nestas épocas não é nada fácil, ainda mais com filhos adolescentes e que querem sempre mais.

Tive então uma das vezes em que o jantar deveria sair diferente,  elaborar o que fosse gostoso, saboroso, economico, chic e que rendesse muuuuuuuito, ja que era um dia que viriam amigos para o jantar e que tambem tinham filhos da mesma idade que os meus. Ô idade que come ne? rs

Lembrei-me de um prato que eles amavam, de uma empresa chinesa (sem propaganda rs ) que, pedíamos sempre  aos domingos a noite, em substiuição as pizzas. ERa o chamado "FRANGO AGRIDOCE", sei que algumas de voces ja comeram, e sabem que eles usam um complemento no molho que fica vermelhão, mas a minha idéia funcionou, e nunca mais parei de fazer o tal frango aqui em casa.
Todos sem excessão adoram!!!!!!



Algumas das amigas que ja o comeram vivem me pedindo a receita, eu dou , mas elas dizem que eu não digo tudo, rs, mas eu, sinceramente, passo a receita como faço , mas acho que é da minha mão mesmo que elas gostam ,dizem que o meu fica diferente, mais gostoso,acho que elas querem, é que eu cozinhe neh? rs

BOm , vamos então a receita?


Ingredientes

1 kl de cocha e sobrecoxa
1 cebola
3 dentes de alho
3 xicaras de açucar


Modo de preparo

Limpe o frango com muito detalhe, se preferir como eu, tire a pele dele pra ficar light, coloque o açucar na panela para derreter, quando  começar a dourar, jogue o frango na panela e comece a mexer sem parar , tampe e deixe criar água sozinho, mexa novamente, vai aumentar a água, mexa novamente. Coloque agora a cebola picada e tampe, deixe cozinhar, mas sempre olhando e mexendo. A água tem que dobrar, se não dobrar acrescente meia xícara. Deixe cozinhar. quando a agua ja estiver secando e vc ahcar que está cozido, está pronto.

Voce pode durante o cozimento acrescentar alguns ingredientes como: pimentão verde, pimentão vermelho, amendoim descascado, fica muito bom.

Cozinhe um arroz branco, e asse batatas que  são otimos acompanhamentos. Gosto de antes de tudo, servir uma saladinha, acho que é para melhor completar esta deliciosa refeição. 


Acredito que a sobremesa para este prato tem que ser o menos doce possivel, talves uma fruta como a laranja lima da Persia cortada em pedaços, seria perfeito.

Finalize com um cafezinho bem quentinho.




Será só elogios, pode acreditar, um bom jantar!
Esta é a minha dica de hoje