sexta-feira, 10 de junho de 2011

Casaquinhos de tricô

Uma das atividades das muitas que amo fazer , é o tricô.
Com este friozinho, uma sopinha quentinha na barriguinha, uma manta nas pernas, hahaha coisa de vó ne?
Que nada...




Saiba que comecei esta atividade aos 8 anos quando meus sobrinhos eram crianças, minha irmã me ensinou um pouco, depois na minha adolescência fiz mais um pouquinho e,  aos 26 anos, quando meus filhos eram ainda pequenos voltei, e apesar de dizerem que é "coisa de velho" continuei a tricotar, por que eu sempre gostei muito desta atividade, que alem de produtiva, é muito terapeutica, e vai alem ainda, eu muito economizei com ela.




Para um casaquinho que na loja custaria seus 100,00 (hoje) voce gasta 20,00 com a lã. Estou é claro dando um chute pra ser prática, , mas, voce pode calcular daí pra mais mesmo, dependendo da lã que voce usar pra confeccionar.








Alem de que, o prazer que voce sente quando entrega o produto ao destinatário, é sem poder relatar, uma  a sensação maravilhosa que nos dá, eu sentia muito prazer em ouvir meus filhos dizerem "foiminhamãequemfez", e mesmo não tendo muita prática, eu amava fazer cada blusa, casaquinho ou sapatinho de ficar em casa pra eles . Olha que modelinho maravilhoso este casaquinho com bordados.

Fiz tambem cachecol pra minha mãe, é tão gostoso tricotar, que as pessoas a sua volta querem aprender tambem, como foi o caso da minha mãe, e de algumas vizinhas, nisso , ao invés de ficarmos la no prédio que eu morava, olhando os pequenos e não produzindo nada, ficávamos um monte e mulheres , conversando, olhando os pequenos e tricotando, literalmente no sentido da palavra , rs.




Amo este tipo de gola em blusa de tricô
Eu parei de tricotar por 10 anos, meus filhos creceram e eu tinha outras atividades que não me davam tempo de tricotar, mas, agora minha neta nasceu , e no momento extato que eu soube da gravidez da minha nora Mariana, eu tanto me alegrei que quiz fazer a tão tradicional manta branca para o bebe. Consegui arrancar suspiros com ela, um ponto muito lindo e , manta branca é perfeita pra bebe.






A Déborah nasceu e ganhou muitos casaquinhos de tricô, alguns coloridos mas este da foto lilás, acho que ela fica muito linda com ele. MAs sabe como é, bebes crescem rápido demais, e  ela ja está precisando urgente de casaquinhos maiores. Então resolvi confeccionar , produzir outros .


Minha modelo Déborah está usando na foto um com 3 tons rosa claro , rosa escuro e branco








Tenho aprendido com um grupo de mulheres a tricotar melhor aqui na Igreja Presbiteriana da minha cidade, elas se reunem todas as terças e fazem trabalhos maravilhosos, mas voce tambem pode ir nas lojas que vendem lãs que , geralmente elas tem professoras que ensinam tricô.


Ou tambem , poderá comprar revistas, que apesar de um pouco complicadinhas as receitas, mas tem modelinhos lindos.
Eu particularmente gosto muito mesmo de tricô, e acho que, se voce é daquelas que gostam mas, vivem dizendo , não consigo, voce deveria começar a atividade urgente.
Talves voce não tenha um bebe, mas queira fazer pra voce mesma, então mãos a obra, coragem , voce consegue!!!
Da uma olhada neste sobretudo com capuz, eu amei!








Vejo que muitas mulheres ficam paradas, sem produzir, em um monte de lugares, perdendo horas de seu precisoso tempo como , consultório médico, casa da vizinha, frente da televisão etc...ja pensou se fizesse um casaquinho por mes?




 Voce pode escolher ser, mais uma daquelas mulheres, que na biblia está descrita como "mulher virtuosa" , que tece com as suas mãos a lã. Isto é , produtiva.




Junte-se a mim






Esta é a minha dica de hoje.

domingo, 5 de junho de 2011

SOPA DE ABÓBORA COM COUVE





Meu marido trouxe um pedaço de abóbora na semana quando foi ao mercado , eu não sabendo o que fazer com ela, pensei a principio fazer uma abóbora refogada, mas ...não fiz.

Passado mais ou menos quatro dias , ele foi novamente ao mercado comprar mais umas coisitas, e sabem o que ele trouxe? Mais um pedaço de abóbora,e juntamente  com um maço de couves, então deduzi: Meu maridinho ta afim de comer abóbora! :)

O dia estava muito frio , eu iria pra igreja a noite e depois de arrumar a casa todinha,  não estava  afim de colocar minhas mãozinhas na cozinha. Então pensei em algo prático, e, o que poderia ser mais prático que uma sopinha?

Ja não me lembrava mais de uma receita que eu havia feito a um tempo atras...vim na internet fazer uma consulta, e achei uma receita maravilhosa de SOPA DE ABÓBORA COM COUVE, e , é tão rápida e fácil de fazer e eu ainda iria aproveitar aquela deliciosa couve,  que fez até graça...


Mãos a obra meninas.

Ingredientes
1/2kl de Abóbora cortada em cubinhos
1 maço de couve cortada bem fininha
2 colheres de manteiga
2 cebolas inteiras cortadas em tirinhas
dentes de alho
sal a gosto.


Mode de fazer
Ferver a abóbora até ficar bem molinha
Cortar a cebola , picar o alho e fritar em uma pabela grande deixando douradinho.
Após o cozimento da abóbora, bata toda ela no liquidificador para virar um creme. Reserve toda a água.



Jogue a abóbora batida na panela da cebola e do alho e mexa , acrescentando a água da abóbora, e deixe ferver.
FErvido, coloque toda a couve e mexa , coloque o sal à gosto .




Está pronto!!!!!


Sirva bem quente e se tiver torradinhas ou crouton.










ESta é a minha dica de hoje