quinta-feira, 17 de outubro de 2013

MInhoc da vovó Amelia

Hoje fiquei pela manhã em casa, sabe como é...dona de casa sempre tem coisa pra fazer e uma ou duas horinhas é necessário por dia para colocarmos as coisas no lugar.

Bem , estando em casa, uma coisa chama a outra...e quando vamos ver estamos envolvidas nos afazeres e claro NA COZINHA!

Ahhhhh a cozinha, quando é que irão inventar algo pra termos tudo pronto...bom ...melhor não, seria bem sem graça, eu acho!

E então resolvi fazer o minhoc...(como diz a minha netinha) e fazer minhoc pra mim  é um prazer, na minha memória não tem como fazer nhoc sem me lembrar da minha mãe e da sua receita maravilhosa de nhoc ao sugo.

Enquanto fazia, resolvi fotografar passo a passo pra voce entender como fazer um delicioso nhoc macio...por que muitas pessoas fazem nhoc mas, acho que prefiro a receita da dna Amélia.

Enquanto fazia , ia me lembrando dela que sempre estava disposta a fazer pros netinhos Lucas, David, Rafael e Raquel...aliás ela dizia o Tico e o Teco vem ai...sim, fim de semana era fato estarem os 4 juntos e a vovó cozinhando massa pra eles.

Vamos lá meninas...

1kl de batatas médias
2 ovos inteiros
3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colheres de manteiga
sal a gosto

Depois das batatas cozidas eu coloquei-as na pedra -pia de marmore, acho melhoor que na mesa...limpo bem limpinha e depois passo alcool...
Com o expremedor deixo-as bem expremidinhas sem pedrinhas e sem blotinhas certo?

Misturei os 2 ovos inteiros, sal a gosto, a manteiga e apenas coloco um poco da farinha para dar a liga.A massa fica deste jeito...



Depois, o processo com a farinha começa...
Com a ajuda de uma faca pequena, que é minha auxiliar até o fim...começo o processo de massa, colocando/jogando  a farinha e moldando com a palma da minha mão  até que ela fique com cara realmente de massa...Dai, o próximo passo é colocar na pedra mais farinha que é onde eu ja vou enrolar...a quantidade de farinha é minima,  em cada porção coloquei uma mão cheia apenas...não deixe a sua massa endurecer...
Vamos enrolar as minhoquinhas/

a pedra não pode ficar sem farinha, sem ela, a massa fica úmida e ela tem que ficar sempre com farinha por fora ok?
Vamos cortar então os nossos inhoc, inhoc... cada pessoa gosta de um tamanho, eu, prefiro nem grande nem pequeno mas do tamanho certo pra ir direto para a boca.
Em uma panela com água fervente coloque sal e óleo, jogue-o  e espere ele subir.
Vá retirando os que subirem e colocando em uma travessa de sua preferência.
Agora pronto, é só servir quem...opa...visita inesperada...sério, ele veio , e chegou na hora certa...o Tico da vovó Amélia...ahhhhhhhhh que delicia relembrarmos!!!!
O molho?? Ahhh hoje postei sobre a massa, o molho ao sugo da mamãe requer outra postagem...mas pelo sorriso, dá pra ver que estava bom não é Lucas??? rsrs


Esta foi a minha dica de hoje!