segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Na geral é assim




Hoje acordei meio que sendo jogada pra fora da minha cama. Costumo acordar as 8:00hs mas hoje, em especial (para o meu marido claro) , tive que levar meu maridinho na balsa e ai, 6:30hs ele deu o veredito "acorda que vc tem que me levar". Pra mim isto é quase uma briga, #affff.


Cada pessoa tem sua forma de ser , isto é claro, que podemos ajeitar aqui e ali, mudando um pouco da nossa constituição para a obrigação de dona de casa , mas tem coisas, que é quase impossivel mudar, e eu sinceramente, me pego justamente no horário da manhã.


Então desde mais nova, ou , assim que me casei e tive meus filhos, entendi que seria necessário que eu fizesse algo por mim e pela minha família. Hábitos deveriam se mudados, e, como eu sempre fui a "mimadinha' da casa de minha mãe, agora ja era mais que tempo, de saber que a mãe agora era eu.

Então fui prática, observando mulheres da minha família , vi que, uma delas era como eu, mais precisamente minha tia Adelaide , irmã de minha mãe. Ela tinha dois filhos , uma apartamento enorme pra cuidar, almoço, e tra-la-las, tarefas que muitas das vezes algumas mulheres deixam cair a peteca, ou na casa, ou nos cuidados do marido ou no cuidado com os filhos. Mas, minha tia não, apesar de ela acordar um pouco mais tarde,  tudo era perfeito e limpo , sua casa era, tão, mas tão, mas tão limpinha que para entrar nela , deveria ser pela porta da cozinha, para não entrar com os sapatos sujos da rua. Hábito familiar da minha avó e passado as gerações.




Minha tia apesar disso, era carinhosa com o marido, as camisas dele eram impecáveis, meus primos tinham os quartos sempre limpos, suas roupas, não poderia cair uma gota de água, que eles acostumados a tal limpeza, ja queriam trocá-las. As mochilas limpas (mochila de escola geralmente é sujinha) coisa que sempre reparo é se as mamães limpam as bolsas e mochilas dos filhos, por que minha tia, era muito enjoada com isso.

Aonde quero chegar é que , minha tia Adelaide nunca saiu desarrumada, despenteada ou fedida a óleo de cozinha. Suas unhas estavam sempre limpinhas, lixadas, sua roupa era sempre muito bem passada, ela era uma mulher que realmente posso dizer "VIRTUOSA".

Mas qual seria o segredo da minha tia, para que tudo fosse tão perfeito, para que o seu desempenho fosse elogiado, se ela era como eu,  não gostava de acordar muito cedo?

O segredo estava em, quando estava acordada, não parava, e a arrumação geral se dava a noite.Todos ja haviam tomado banho, jantado, prontos para dormir, apenas vendo tv.

Ela então passava por cada cômodo e fazia a "faxina" não a da limpeza, por que esta, vou explicar em outra dica, mas a da arrumação. Sabe qual o problema da maioria das mulheres? Deixam tudo pra "amanhã", minha tia não, ela pegava toda aquela bagunça da chegada do pessoal e arrumava a noite, pela manhã a casa estava IMPECÁVEL!!!!

É incrível esta mágica, mas é um esforço que vale a pena. Ela fazia sumir tudo. Sabe as mochilas jogadas, calças no chão, toalhas penduradas no banheiro de qualquer jeito, box do banheiro aberto (eu detesto), sapatos espalhados, camisa pendurada na cadeira da sala, tampa de banheiro levantada, brinquedos, enfim tudo o que voce conseguir lembrar que uma mulher detesta ver na sua casa, ela arrumava antes de dormir.


Conclusão: no dia seguinte, ela tinha tempo de sobra pra ela se cuidar e ainda fazer alguma coisas extras como , ginástica (ela praticava yoga) , visitar amigas, e é claro,  ela estava sempre arumadinha, por que com certeza, a metade do serviço de uma casa é, vamos combinar, nada mais nada menos, do que a... ARRUMAÇÃO. Coisas espalhadas. GEnteeeeeeee, como se perde tempo com isto não é mesmo? 

Bom, eu, como era mais nova, e não sou boba nem nada, segui o exemplo da minha querida tia. A noite antes de dormir faço a rapa na casa. Tudo que está fora do lugar volta pro lugar;   se tem roupa pra lavar , lavanderia; se tenho um tempo a mais e se tenho disposição, ja arrumo aquelas coisinhas mais difíceis, como por exemplo guardar compras do mercado ou até passar um lustra móveis na sala, vai tudo , não deixo mesmo para o dia seguinte, e nem deixo pra faxineira ou empregada , afinal, vai que ,voce, venha me visitar pela manhã, e meus móveis da sala estejam com "pozinho" eu hein, sai pra la...rs

No caso das dondocas, e que acham que empregada faz tudo, desculpe a minha franqueza mas voce se engana, saiba que a sua casa está virando um angu de caroço, ja tive uma época , quando filhos pequenos e que não se dá conta de tudo sozinha, em que eu tinha 3 empregadas, e ainda  uma faxineira, mas se eu não olhasse pela minha casa, nada sairia bom, e nem ficaria tão limpo quanto eu olhando, e acompanhando tudo de perto. Eu sugiro, que voce que tem empregada, olhe dentro do seu forno, armário embaixo da pia, do tanque, pano de limpeza e outros lugares que sei que "elas" se voce descuidar , com toda certeza irá deixar pra "amanhã".


Mas, voltando pra minha tia Adelaide, quero dizer que foi um exemplo de mulher, uma dona de casa exímia e que com tudo isso, jamais foi desleixada consigo mesma, que é o ponto alto de hoje. Detesto chegar na casa de alguem e vê-la como a propria faxineira, ou quando a pessoa vai até a padaria parecendo sei la o que...Amiga, sua aparencia é tudo!!!

Voce precisa se cuidar, os seus cabelos precisam de cremes, suas unhas precisam ser lixadas, perfume não é só para dia de festa;  roupa, não é pra ficar guardada no armário até que tenha um "evento" use-as.



Época das bruxas-donas de casa, ja era, agora , a mulher moderna não é mais a Amélia mas sim a MULHER VIRTUOSA  que todo homem sonha ter.

Que ao se olhar no espelho pela manhã voce se lembre da minha tia , e que tudo à sua volta esteja em conformidade com seu reflexo no espelho.

Esta é a minha dica de hoje.